REPÚBLICA CHECA - PRAGA

A cidade de Praga fica no centro da Bohemia e é absolutamente espetacular. Cortada pelo Rio Moldava, tem um charme e beleza incríveis. É a Paris do leste europeu.

Pátio do Castelo de Praga, o maior complexo deste tipo na Europa, que desde sempre foi a residência dos reis, imperadores e na atualidade é a sede da presidência da República. — em Praga.
O Castelo de Praga - Em vez de ser um castelo, no sentido tradicional, este é um enorme complexo (70 000 m²), contendo centenas de edifícios, inclusive palácios, galerias, lojas, museus, jardins e casas religiosas. Muitas vezes confundido pelos turistas como o próprio Castelo, é o imponente edifício gótico da Catedral de São Vito, que é a sede do Arcebispado de Praga, e local de descanso de muitos Reis, Rainhas e Imperadores do Sacro Império Romano.
Registrando tudo
Passando pelo guarda, no Castelo de Praga

Em um dos pátios do Castelo de Praga
Entrada da Catedral de São Vito
Interior da Catedral de São Vito - Com seus tesouros artísticos, a Catedral São Vito é o mais importante templo da cidade.
Obelisco no pátio do Castelo de Praga. No topo do obelisco, a pirâmide. — em Praga.
Lateral da Catedral de São Vito, no Complexo do Castelo de Praga
A lateral da Catedral de São Vito dá para um pátio do Castelo de Praga com Jaime Kronbauer

Entrada do Castelo de Praga
No topo da entrada do portão principal do Castelo de Praga, em frente a Hradcanské námestí, estão os gigantes de pedra feitos pela oficina de Ignác František Platzer.
Estátua de Tomáš Garrigue Masaryk, na Praça Hradčany, Hradčanské náměstí. TGM (1850-1937), foi o primeiro presidente da Tchecoslováquia independente, após a Primeira Guerra Mundial. É reverenciado pelos checos e eslovacos como o símbolo da democracia.
Praga vista do alto
Voltando do castelo, pela Rua Nerudova
Rua Nerudova, em Praga, na subida/descida para o castelo. A rua Nerudova recebe esse nome em homenagem ao escritor e jornalista checo do século XIX, Jan Neruda.

O importante nesse escritor é que foi o nome dele que inspirou o grande escritor chileno PABLO NERUDA, a criar seu pseudônimo. O nome de família do Neruda chileno era Neftali Pasoaldo.
Há uma sucessão de belas casas nas ruas estreitas de centro histórico: a maioria delas com nomes próprios e adornados com brasões e esculturas em alto relevo e estátuas em suas fachadas. Esta é a Casa de Dois Sóis, na Rua Nerudova. A Casa dos Dois Sóis havia sido a casa de Jan Neruda.
A Casa de Leão Vermelho, na Rua Nerudova. é a que tem guarda-sóis na frente.
Casa de Leão Vermelho, na Rua Nerudova
Andando pelas ruelas charmosas: edifícios preservados, torres góticas, templos barrocos, jardins e cúpulas douradas
Esta charmosa rua é caracterizada por antigas casas burguesas, muitas delas agora transformadas em hotéis de charme, restaurantes ou pequenas lojas.

A numeração de casas é uma inovação relativamente recente em Praga. Nos tempos antigos, era costume distinguir os edifícios com sinais da casa, acima da porta principal. A rua Nerudova oferece uma abundância de bons exemplos deste costume, como uma casa perto do final da rua, chamada de Três Pequenos Violinos, apropriadamente chamado como o lar de uma família de fabricantes de violino, que ali vivera em torno de 1700. — em Praga.
Andando pelas ruelas de Praga, pudemos apreciar os famosos cristais tchecos. Destaque para o âmbar, pedra muito comercializada. O artesanato é belíssimo.— em Praga.
A surpreendente arquitetura nas ruas de Praga
Pelas ruas de Praga
Praga é um alvo procurado pelos visitantes estrangeiros pela variedade de sua beleza arquitetônica e dos monumentos artísticos, variando desde o estilo gótico, renascentista, barroco até a arte nova e unindo-se num conjunto magnífico.
Casa dos Três Pequenos Violinos
Chamam atenção os símbolos nas fachadas das casas: casas: violinos, cálice, águia, roda, chave, leão, rabanete, lagosta, cisne. Aqui, cálice e sol.
Aqui, Casa dos Três Pequenos Violinos
Diante da Igreja de São Nicolau
Pelas ruas de Praga
Monumento diante da Igreja de São Nicolau. — em Praga
Diante da Igreja de São Nicolau
Registrando tudo
Antigos carros conversíveis fazem tour pelas ruas. — em Praga
Torre de Pólvora
Rua Celetna - Esta rua localiza-se na Cidade Velha e é uma das mais importantes ruas da zona. Sua história remonta ao século XIV, quando passou a fazer parte da “Via Real”, uma rota que os monarcas tchecos percorriam antes de serem coroados.
Rua Celetna - Ao fundo da Rua Celetna está a Praça de Cidade Velha - Staromestske Namesti
Torre de Pólvora
Na Ponte Carlos. Esta ponte antiquíssima é hoje de uso exclusivo de pedestres. A maratona passa por essa ponte, mas a meia maratona não.
Canal Čertovka, em Praga, visto da Ponte Carlos
A Ponte Carlos tem várias estátuas com figuras religiosas, como Jesus Cristo e São Venceslau (o patrono da República Tcheca), e três torres majestosas, duas no lado da Malá Strana (a Cidade Pequena) e uma outra no lado da Cidade Velha. Foi construída por Carlos IV do Sacro Império Romano Germânico. — em Praga.
Na Ponte Carlos
Artistas na Ponte Carlos
O charme das torres da Igreja de Nossa Senhora de Tyn. — em Praga
Na Ponte Carlos - Rio Moldava
Na Ponte Carlos, a famosa estátua de São João Nepomuceno e sua auréola de cinco estrelas
Estátuas de São Norberto, São Venceslau e São Sigismundo, na Ponte Carlos, a ponte mais famosa da cidade de Praga. A ponte tem 520 m de extensão Sua construção foi iniciada em 1357, por ordem de Carlos IV. Ao longo dela há 30 estátuas, situadas em ambos os lados. — em Praga.
A Ponte Carlos é um dos símbolos de Praga, e, possivelmente, a mais bela das pontes europeias. Esta Ponte liga os bairros de Staré Mesto e Malá Strana. Ornada com as estátuas de diversos santos e guarnecida nas duas extremidades por torres seculares, As monumentais características góticas desta ponte são realçadas por uma grande galeria de esculturas ao ar livre.
Artistas expõem suas obras na Ponte Carlos. — em Praga
Torre da Pólvora
Igreja de São Francisco de Assis — em Praga
 
Igreja do Santíssimo Salvador - — em Praga
Pelas ruas de Praga.
A Karlova é a rua que liga a Ponte Carlos à Praça da Cidade Velha. É cheia de galerias de arte, teatros e lojas de todos os tipos. Os detalhes de cada uma das fachadas dos prédios da rua são surpreendentes. Nas inúmeras galerias de arte da área, há peças que vão do clássico ao curioso. — em Praga.
Esta é a Casa do Poço Dourado com fachada barroca magnífica, na Rua Karlova. — em Praga.
Cafés extravagantes... — em Praga
A Cris sempre encontra uma noiva para fotografar. Esta leva na carruagem balões com as cores da República Tcheca. — em Praga
Ao fundo, Igreja de Nossa Senhora de Tyn. A Praça da Cidade Velha, um lugar especial, é o centro dos acontecimentos públicos. Os prédios da praça são de vários estilos arquitetônicos, que vão do gótico ao barroco italiano. A praça fica lotada de turistas. A Stare Mesto (Cidade Velha) é a área onde quase todas as atrações turísticas de Praga estão localizadas. — em Praga.
A torre do Relógio Astronômico é imensa e o relógio em si já é uma atração à parte. Foi criado em 1410 e mostra as horas, os dias, os meses, as estações do ano, os signos do zodíaco, época das colheitas, etc.— em Praga.
Relógio Astronômico — em Praga
 
Em Praga tudo reluz...
É só olhar a janela renascentista, de 1520, do prédio medieval, que tem em frente um poste com três luminárias, na praça do Relógio Astronômico, em Staromestske. O prédio é parte do complexo de edifícios da prefeitura da Cidade Velha. Acima da janela, há uma inscrição em palavras latinas douradas: "Praga Caput Regni", ou seja, Praga, Cabeça do Reino. Na parte superior, aparece o símbolo da cidade, dois leões coroados. — em Praga.
Almoçamos em um restaurante da Cidade Velha. Pedimos pato assado com chucrute. O restaurante era bem interessante, parecia uma taberna medieval. — em Praga.
Uma das noivas de Praga que a Cris fotografou. A outra foi num barco, no Rio Moldava. E ainda há outras duas que passavam pelas ruas de carruagem. — em Praga.
Uma das noivas de Praga que a Cris fotografou.
Lateral da Torre da Prefeitura - O Relógio Astronômico está instalado na torre gótica da Câmara Municipal da Cidade Velha, a Torre da Prefeitura.
Quase no meio da Praça de Cidade Velha, ergue-se o monumento a João Huss, herói e reformador checo, que, acusado de heresia foi queimado vivo em 1415.
Chama atenção, na Praça da Cidade Velha, a histórica Igreja de Nossa Senhora de Tyn, cujas torres parecem dominar a praça, nos seus 80 metros de altura. — em Praga.
Igreja de São Nicolau — em Praga
Estátua Viva, pelas ruas de Praga
CAFÉ PRÓXIMO AO MONUMENTO DE FRANZ KAFKA — em Praga
PLACA PRÓXIMA AO MONUMENTO DE FRANZ KAFKA — em Praga
Novamente, a noiva que estava na frente da igreja. Vai com o noivo também de carruagem como a outra que leva balões. — em Praga.
 
Bairro Judeu - Josefov — em Praga
No Bairro Judeu de Praga estão as seis mais antigas sinagogas da Europa. — em Praga
Bairro Judeu, o Josefov - Este bairro existe desde 1179, ano em que o Papa Inocêncio III decretou que cristãos deveriam afastar-se de judeus. Desde então, a comunidade judaica de Praga permaneceu 700 anos confinada em um gueto, cercado por um muro que só foi derrubado em 1848. Durante todo este tempo, não era permitido aos judeus que saíssem e a ninguém que entrasse. As pessoas nasciam e morriam sem contato com o mundo exterior. — em Praga.
Josefov, o bairro judeu - O Bairro Judeu é muito famoso em Praga. Na verdade, antigamente o bairro era um gueto, onde os judeus viviam praticamente isolados do resto da cidade. Na época da Segunda Grande Guerra, mais de 80 mil dos 120 mil judeus que viviam lá foram exterminados nos campos de concentração.
ESTÁTUA DE FRANZ KAFKA, EM PRAGA - Em frente à Sinagoga Espanhola,
 no Bairro Judeu Josefov
Esta estátua mostra-nos um corpo de homem, oco, somente com paletó e calças, sobre cujos ombros aparece, sentada, a figura de Franz Kafka. Representa a separação espiritual do homem que o autor mostra em suas obras.
Monumento a Franz Kafka, próximo à rua Dušní em Praga, em frente à Sinagoga Espanhola.
A escultura, em bronze, tem 3,75 metros de altura e 800 kilos de peso. Foi produzida por Jaroslav Rona, em dezembro de 2003, resultado de um concurso entre os mais prestigiosos artistas checos, para realizar este memorial a Kafka. Está situada no lugar onde residiu Franz Kafka, ponto também muito emblemático da cidade de Praga, no límite entre os distritos do Bairro Judeu Josefov e a Cidade Velha Stare Mesto, local em que convergem três religiões, a judia, a católica e a protestante. . .
Sinagoga Espanhola - É a sinagoga mais bonita e mais bem conservada de Praga.
Foi construída em 1868. De estilo mourisco, a sinagoga tem uma forma quadrada com uma fabulosa cúpula esférica no centro. Os motivos orientais do interior estão também repetidos nas portas e balaústres da galeria exterior.
A Sinagoga Espanhola, no bairro judeu, data da segunda metade do século XIX. Seu estilo arquitetônico imita os palácios árabes da cidade de Granada.
Interior da Sinagoga Espanhola
No Bairro Judeu , o Josefov. — em Praga
Jardins do Senado Tcheco - Jardim Wallenstein
Nos Jardins do Senado Tcheco
Nos Jardins do Senado Tcheco, pavões, dão um show à parte, exibindo suas penas para quem quiser ver.
Nos Jardins do Senado Tcheco. — em Praga
Nos Jardins do Senado Tcheco - Os jardins do prédio do Senado Tcheco têm estilo barroco, concebido no modelo de jardins italianos.
Nos Jardins do Senado Tcheco - Há uma região dos jardins do prédio do Senado Tcheco, a parte cujo elemento mais importante é uma rocha artificial, chamada de “jardim secreto. Na rocha há rãs , serpentes , monstros e rostos grotescos esculpidos, o que cria uma ilusão de mistério. A rocha artificial se encaixa naturalmente com o aviário, que empresta uma característica acústica importante para o jardim. Muito bizarro!
Nos Jardins do Senado Tcheco, formas esculpidas na Parede de Terra Molhada.
No Senado Tcheco
Parte interna do Senado Tcheco
Indo para a Igreja de São Nicolau. — em Praga
Esta é a praça principal de Malá Strana desde o século X. No centro da mesma encontra-se a Igreja de S. Nicolau.
Esta é a praça principal de Malá Strana desde o século X. No centro da mesma encontra-se a Igreja de S. Nicolau. — em Praga.
A Igreja de São Nicolau é muito rica em nível arquitetônico.A fachada ondulada tem delicado equilíbrio entre formas convexas e côncavas, o que cria um dinamismo excepcional. — em Praga.
As decorações da igreja são puramente barrocas. Os afrescos são do pintor de Viena Johann Lucas Kracker. Seu estilo tem origem no estilo renascentista tardio italiano e no contemporâneo de Veneza.
A Igreja de São Nicolau é uma das peças mais importantes da alta-arte gótica e é um Monumento Nacional Cultural. As decorações são feitas em mármore tcheco, mármore falso, produzido a patir de uma resina, mas de extrema beleza. Mozart tocou várias vezes o órgão monumental desta igreja, durante as suas estadias em Praga. Alguns dias depois da sua morte, em dezembro de 1791, uma missa de réquiem foi nela celebrada em sua homenagem.
Igreja de São Nicolau
A cúpula monumental da Igreja de São Nicolau
A Igreja de Nossa Senhora da Vitória é um dos lugares de peregrinação mais famosos da República Tcheca. Ali encontra-se a estátua de cera do Menino Jesus de Praga, de origem espanhola, objeto de devoção de peregrinos do mundo inteiro.
Na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, o Menino Jesus de Praga é uma pequena estátua votiva de cera, com aproximadamente 47 cm de altura que representa Jesus Cristo na sua fase infantil.
Corredor para a lojinha de souvernirs, na Igreja de Nossa Senhora da Vitória, onde está a imagem do Menino Jesus de Praga.
O premiado Bar Black Angel está localizado no terraço do hotel U Prince, um prédio do século XII, completamente renovado, que fica na Cidade Velha, em frente ao Relógio Astronômico. O terraço, um ambiente muito elegante, oferece vistas magníficas da cidade de Praga. Além dos sorvetes, espetaculares são servidas especialidades tradicionais tchecas, bem como cozinha internacional deliciosa.
Bar Black Angel, no terraço do hotel U Prince. — em Praga
Bar Black Angel, no terraço do hotel U Prince.Ao fundo, uma das mais famosas imagens de Praga: as torres negras da Igreja de Nossa Senhora de Tyn (kostela Panny Marie před Týnem).
Bar Black Angel, no terraço do hotel U Prince. Novamente, ao fundo, uma das mais famosas imagens de Praga: a Igreja de Nossa Senhora de Tyn (kostela Panny Marie před Týnem), com suas torres negras, com agulhas que parecem de ilustrações de livrinhos de histórias infantis.
 
Na Praça da Cidade Velha (Stare Mesto)
Músicos na Ponte Carlos, no fim da tarde, tocavam "What a wonderful world". 
Torre de Pólvora
Na colina onde fica o Castelo de Praga
Pátio do Castelo de Praga, o maior complexo deste tipo na Europa, que desde sempre foi a residência dos reis, imperadores e na atualidade é a sede da presidência da República.
Velho tocando realejo







Nenhum comentário:

Postar um comentário