ALEMANHA - NÜRENBERG

Nürnberg, a cidade alemã do julgamento

Nürnberg é uma cidade alemã situada ao norte da Baviera. Foi onde aconteceu o lendário julgamento dos dirigentes do partido nazista que sobreviveram à Segunda Guerra Mundial.
Chegando em Nürnberg

A Schöner Brunnem (Fonte Linda), obelisco gótico do século XIV, tem 19m de altura.

A Schöner Brunnem (Fonte Linda), obelisco gótico do século XIV, tem 19m de altura.

Nürnberg é uma cidade com várias histórias. Seu centro, também conhecido como Altstadt, é todo cercado pelas ruínas de uma muralha que circundava a cidade antiga. Esta cidade foi quase toda destruída durante a Segunda Guerra Mundial, e foi também quase toda reconstruída depois. Os alemães apagaram todos os traços da guerra.

Na Hauptmarkt está o belíssimo obelisco gótico conhecido como Schönner Brunnen, Fonte Linda, erguido em 1385.

A Schöner Brunnem (Fonte Linda), obelisco gótico do século XIV de 19m de altura fica em frente a Fraukerkirche, igreja gótica também do século XIV.

A Schöner Brunnem (Fonte Linda), obelisco gótico do século XIV, tem 19m de altura.

A Schöner Brunnem (Fonte Linda).

A Schöner Brunnem possui belos entalhes e é cercada por uma grade renascentista onde está o famoso “anel de ouro”, que os turistas precisam girar três vezes para realizarem os seus desejos.

Na Hauptmarkt, também se encontra a Fraukerkirche, importante igreja gótica do século XIV.

Na Hauptmarkt, também se encontra a Fraukerkirche, importante igreja gótica do século XIV. 

Na Hauptmarkt, a Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) é uma igreja gótica do século XIV, encomendada pelo imperador Carlos IV. No relógio central da fachada da igreja, todos os dias, ao meio-dia, sai uma procissão de príncipes rendendo homenagem ao imperador.

Entrada da Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora)

Cris na entrada da Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora)

A Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora) é belíssima por fora. Seu interior, porém, é relativamente simples e sem grandes destaques.

Interior da Frauenkirche (Igreja de Nossa Senhora).

Na margem norte do rio se encontra a Hauptmarkt, a principal praça do centro e local de feiras permanentes.

Não vivo sem frutas!

Nürnberg respira cultura.

Há muita cultura rolando por toda a cidade.

Os cafés e as praças estão sempre lotados, as ruas movimentadas.

Escultura baseada nas representações pictóricas das xilogravuras de Albrecht Dürer, da sátira religiosa “O barco dos tolos”, do teólogo alemão conservador Sebastian Brant (1497). Nesta sátira, Brant aborda, com implacável vigor, as fraquezas e os vícios da igreja de seu tempo. Concebe São Grobian, que imagina ser o santo padroeiro de pessoas vulgares e grosseiras. Em “O barco dos tolos”, Brant inspira-se em um tema frequente na arte medieval e na literatura. Faz um trocadilho com a palavra latina "navis", que pode significar barco e também nave de igreja.
O conceito de loucura era um tropo frequentemente usado no período de pré-reforma para legitimar a crítica. Erasmo o usa em seu “Elogio da Loucura”, Martinho Lutero em seu “An den Christlichen Adel deutscher Nation” (À nobreza cristã da nação alemã). Bobos da corte são autorizados a dizer o que querem. Na voz do tolo, ficava legitimada a crítica à igreja.
Narrenschiff-Brunnen, a escultura de bronze, tem 3,60 m de altura. O barco é uma metáfora para os pecados do mundo. Retoma a obra de Brant e mostra, entre outras cenas, a expulsão de Adão e Eva do Paraíso e Adão e seu filho Caim como um assassino de crianças.


A rua Königstrasse é a principal rua de comércio do centro antigo de Nürnberg. Nesta rua há várias lojas de departamento e muitos restaurantes.

Fleischbrücke (Ponte da Carne) é uma ponte em pedra da época da Renascença. Cruza o Rio Pegnitz, Com 27 metros de comprimento, a ponte foi inaugurada em 1598. Imita a técnica da Ponte Rialto, de Veneza.

Museumsbrücke Nürnberg, Ponte do Museu – Monumento ao Imperador D. José I, no lado oeste da ponte.

Continuando a caminhada pela rua Königstrasse, chega-se finalmente à ponte sobre o rio Pegnitz

Aqui, vemos o Heiling-Geist-Spital, uma construção que data do século XIV e que foi construída para servir de abrigo aos pobres e necessitados

Rio Pegnitz.

O Portal do Boi – Casa onde foi o principal mercado de carne, em Nürnberg. A escultura retrata um boi deitado no arco de entrada.

Abaixo da escultura, há uma placa com as inscrição: "OMNIA HABENT ORTUS SUAQUE IN CREMENTA, SED ECCE QUEM CERNIS NUNQUAM BOS FUIT HIC VITULUS. ("Todas as coisas têm um começo e um crescimento, mas o boi que vês aqui nunca foi bezerro.") - tradução livre.

O Portal do Boi

Pelas ruas de Nürnberg.

Nürnberg foi palco de vários discursos do partido nazista, em auditórios construídos a céu aberto para milhares de pessoas. Paradoxalmente, foi também em Nürnberg que vários líderes do partido nazista foram julgados após o fim da guerra.
No restaurante, garçonete vestida a caráter.

Na Hauptmarkt, as salsichas alemãs fazem a festa dos turistas.






Auf Wiedersehen, Nürnberg! Deu saudades do Brasil.



4 comentários: