sexta-feira, 14 de julho de 2017

FÁBULA - O Leão, o Lobo, o Tigre e o Camundongo

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
Um leão contratou um lobo para cuidar do roubo de ovelhas de uma fazenda coletiva, que deveria servir a toda a comunidade. Enquanto conversava com um cão auxiliar, viu passar um tigre com uma ovelha escandalosamente às costas.
- Meu bom auxiliar, quer me parecer que aquele tigre transporta alguma coisa escusa. Ou seria o sol que confunde meus olhos?
E, por incontáveis dias, o tigre acumulou roubo sobre roubo, sob as vistas complacentes do guarda.
Um dia, depois de o desfalque ser percebido pelos controladores do rebanho, o lobo foi chamado à ordem e prometeu medidas de extrema rigidez.
- Estava o lobo novamente com seu cão auxiliar, quando o tigre, estimulado pela impunidade, passava com um enorme volume de dez ovelhas em indisfarçável fardo.
- Que te parece aquilo, meu bom cão? 
- Deve ser uma nuvem indicando proximidade da chuva.
Porém, ao contemplarem o horizonte completamente azul, perceberam que, muito distante, passavam inocentemente pela divisa do cercado, brincando, um camundongo e um beija-flor.
Saíram em desabalada corrida e os prenderam.
Chegaram diante do leão, orgulhosos e justiceiros.
- Está aqui, meu senhor, o grande ladrão de nossos campos. Não fosse nossa dedicação e perspicácia, lá se ia mais este tesouro de vossas propriedades.
E o leão sorriu desdenhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário