sexta-feira, 16 de junho de 2017

AS FLORES E A LITERATURA - ROSMANINHO E ALECRIM

rosmaninho florido

O rosmaninho subarbusto (Lavandula stoechas) da família das labiadas, com folhas tomentosas, flores brancas ou violáceas, em espigas, e frutos aquênicos; alfazema, rosmânia. Nativo do Mediterrâneo e especialmente Espanha e de Portugal, tem propriedades emenagogas e é uma das espécies mais cultivadas do gênero pelas flores us. em sachês e para extração de óleo essencial, us. em perfumaria e cosméticos.
A poetisa portuguesa, amante desta flor, emprega-a muitas vezes em seus maravilhosos versos.
Há quem confunda o rosmaninho com o alecrim. No entanto, estas espécies de plantas, alecrim e rosmaninho, pertencem a dois gêneros distintos, Rosmarinus e Lavandula, respectivamente, e as suas morfologias denotam diferenças entre as duas espécies, em particular, a forma, coloração e inserção da flor.
Veja-se que o alecrim mais comum é uma especie de tempero com propriedades medicinais.

O alecrim é recomendado pela medicina popular como um estimulante às pessoas atacadas de debilidade. É usado também para combater febres.
Infusões de alecrim são indicadas para o combate à tosse. Há quem o recomende para estimular o sistema digestivo preguiçoso.
Além do mais, apresenta propriedades carminativas, emenagogas, desinfetantes e aromáticas. Também é considerado como relaxante muscular, ativador da memória e fortalece os músculos do coração. 
Outra indicação muito comum é ainda para tratar problemas de cabelo (inclusive a queda). Além do seu alto teor em antioxidantes, esta planta ajuda a aumentar a circulação sanguínea, quando aplicada nas áreas capilares.
Posologia: a infusão de alecrim faz-se com quatro gramas de folhas para uma xícara de água fervente. Toma-se depois das refeições. Possui grande quantidade de hesperidina, um bioflavanóide com efeitos antinociceptivos comprovados contra gota.
alecrim florido
Na literatura, o rosmaninho é símbolo da simplicidade, como flor do campo, muito mais do que de jardim.
Já o alecrim está ligado à cultura popular. Há mesmo diversas plantas conhecidas como alecrim. A mais popular é aquela utilizada para tempero e desinfetante de ambientes.
Nas obras literários, o alecrim aparece como imagem da simplicidade e da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário