segunda-feira, 6 de março de 2017

DISTRITO DE BRIZZOLARA, PRÓXIMO DE GÊNOVA, ITÁLIA


Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
Ao que tudo indica, a família Brizzolara, Brizolara, Brisolara, cujo nome sofreu mudanças ortográficas com o passar dos anos, originou-se da cidade de Gênova, no norte da Itália. Hoje somos milhares com um ramo muito numeroso nos Estados Unidos, uma comunidade significativa na América do Sul, distribuídos, principalmente, pelo Brasil, Uruguai e Argentina. 
No Brasil, conforme indicam os dados disponíveis atualmente, o primeiro representante da família Brizolara foi Pietro Brizolara, imigrante genovês, que se estabeleceu na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, tendo-se casado com Ana Francisca da Silveira, filha de um agropecuarista local. Há também um grupo significativo de nossa família na Bahia, especialmente na cidade de Serrinha. Parece que os Brizolaras baianos teriam vindo juntamente com Pietro e, depois, migrado para o nordeste do País.
Importante é, porém destacar que há ainda numerosos Brizolaras na Itália, mormente na província de Gênova, na região da Ligúria e arredores. Existe, inclusive uma localidade geográfica, na província de Gênova que tem o nome de Brizzolara. Veja-se a fotografia aérea e o mapa abaixo:



Situa-se, a pouco mais de 60 km ao sul da cidade de Gênova, na Ligúria, um distrito da pequena cidade de Borzonasca, que em italiano se denomina La Frazione di Brizzolara. Frazione é um nome italiano dado em direito administrativo da Itália para designar um tipo de subdivisão territorial de uma comuna (un comune, em italiano). A comuna equivale ao que denominamos em português de município. La Frazione equivale, na nomenclatura do português brasileiro, ao distrito.
Gênova é uma das importantes cidades do norte da Itália, grande e movimentado porto, capital da província de Gênova, na Região da Ligúria, com uma população de 585.000 habitantes urbanos, mas que congrega um conjunto de cidades menores, de tal forma que a grande Gênova tem em torno de um milhão e quinhentos mil habitantes.
No entanto, Borzonasca é um pequeno município nas montanhas da Ligúria, com cerca de dois mil habitantes, situado à margem da grande rodovia que leva de Gênova para Parma via sul, passando por algumas centenas de pequenas comunas que recheiam o mapa do norte italiano. A cidade é banhada pelo pequeno córrego Sturla, que nasce nos Apeninos e é afluente do rio Entella. Esse riacho provoca muitas enchentes no período das chuvas por causa das águas que vêm das montanhas e aumentam inesperadamente seu volume.
La Frazione di Brizzolara, ou seja, em português Distrito de Brizzolara é uma pequena localidade no município de Borzonasca com a reduzida população de apenas 107 habitantes, dos quais 55 são sexo masculino e os restantes 52 do sexo feminino.
Veja algumas fotografias de Borzonasca:







Abbazia di Sant’Andrea, Borzonasca - Cipresso di circa 600 anni
Pietro Brizolara, portanto, o patriarca da família Brizolara no Sul do Brasil, originou a maioria das pessoas de sobrenome Brizzolara, Brizolara, Brisolara, do sul do país, nasceu em 1780, na província de Gênova, na região da Ligúria, norte da Itália. 
Seu registro de batismo, conforme costume da época, foi feito na paróquia de São Vicente e Anastácio Mártires de Caregli, no município de Borzonasca, na Província de Gênova, Região da Ligúria. A igreja que aparece abaixo foi onde Pietro Brizolara foi batizado. Situa-se em Caregli, no município de Borzonasca. Capela onde nasceu Pietro  Brizolara, em Caregli (frazione di Caregli)

Chiesa dei Ss. Vincenzo e Anastasio

Fotografias do distrito de Brizzolara:















Nenhum comentário:

Postar um comentário