sexta-feira, 5 de agosto de 2016

MITOLOGIA E HISTÓRIA - ATLÂNTIDA

atlantida-vimana


Atlântida e os deuses da antiguidade, parte 1

Posted by Thoth3126 on 05/08/2016

Os deuses da Antiguidade e a Atlântida.




A descrição da civilização de Atlântida fornecida por Platão, no livro “Timeo e Crítias”, pode ser assim resumida: 

No princípio dos tempos, os “deuses” dividiram a Terra entre si de acordo com suas respectivas dignidades [poderes e inclinações].

Cada um se tornou “divindade” principal em seu território onde foram erguidos templos, símbolo da grandeza daqueles “deuses”; templos dirigidos por cleros de sacerdotes onde eram realizados rituais, entre os quais, os sacrifícios …



Tradução, edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch

Atlantis and the Gods of Antiquity por Manly P. Hall – “In The Secret Teachings of All Ages”, 1928


ATLÂNTIDA é o tema de um artigo curto, mas importante que apareceu no Annual Report of the Board of Regents of The Smithsonian Institution [Relatório Anual do Conselho dos Regentes do Instituto Smithsonian] para o exercício findo agora no distante 30 de junho de 1915. 


O autor, M. Pierre Termier, membro da Academia de Ciências e diretor do Serviço de Mapas Geológicos da França, em 1912, fez uma palestra sobre a hipótese da existência do continente de Atlântida perante uma plateia no Institut Océanographique, que apresentamos a seguir as notas traduzidas desta palestra notável que foram publicados no relatório Smithsonian.

“Depois de um longo período de indiferença desdenhosa”, escreve M. Termier “, observamos como nos últimos anos, a ciência está retornando ao estudo da Atlântida. Quantos naturalistas, geólogos, zoólogos, botânicos ou estão perguntando uns aos outros hoje se Platão teria ou não transmitido para nós, com uma ligeira amplificação, uma página virada da história real da humanidade. Nenhuma afirmação é ainda permitida, mas parece cada vez mais evidente que uma vasta região, continental ou composta de grandes ilhas, entrou em colapso a oeste das Colunas de Hércules (o local de comunicação entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico), também chamado o Estreito de Gibraltar, e que o seu colapso (de Atlântida) ocorreu num passado não muito distante. (n.t. Teria acontecido em 10.986 a.C.)

Em qualquer caso, a questão da existência do continente de Atlântida esta colocado novamente diante dos homens da ciência; e desde que eu não acredito que essa questão nunca poderá ser resolvida sem a ajuda da oceanografia, eu pensei que seria natural para nós discuti-lo aqui, neste templo da ciência marítima e para chamar nossa atenção para um problema tão grande, muito desprezado, mas que agora está sendo revivido, a atenção dos oceanógrafos, bem como a atenção daqueles que, embora imersos no tumulto das grandes cidades, emprestam um ouvido ao murmúrio distante do fundo do mar. “

Mapa do último período de Atlântida de Platão: uma ilha no meio do Atlântico que desapareceu nas águas 13 mil anos atrás (10.986 a.C.). Todavia, segundo a Doutrina Secreta, essa ilha era apenas um território remanescente de um continente muito maior, formado por dez ilhas e que existiu em uma era geológica remota, muito mais antiga, anterior ao surgimento do homo sapiens sapiens atual.

Em sua palestra M. Termier apresenta dados geológicos, geográficos e Zoológicos na comprovação da teoria da existência de Atlântida. Figurativamente ele drena todo o leito do Oceano Atlântico, que considera as desigualdades de sua bacia e cita locais em uma linha do Arquipélago dos Açores até a Islândia, muito mais ao norte, onde a dragagem trouxe lava à superfície de uma profundidade de 3.000 metros. 

A natureza vulcânica das ilhas agora existentes no Oceano Atlântico, corrobora a afirmação de Platão de que o continente da Atlântida foi destruído por grandes cataclismos vulcânicos. M. Termier avança também nas conclusões de um jovem zoólogo francês, M. Louis Germain, que admitiu a existência de um continente Atlântico conectado com a Península Ibérica (Europa-Portugal e Espanha) e com a Mauritânia (África) e prolongada para o sul, de modo a incluir algumas regiões de clima desértico. M. Termier conclui sua palestra com uma imagem gráfica da submersão daquele continente.

A descrição da civilização de Atlântida fornecida por Platão, no livro “Timeo e Crítias”, pode ser assim resumida: No princípio dos tempos, os “deuses” dividiram a Terra (n.t. existe uma breve referência à esta divisão do planeta na Bíblia, em Gênesis, 10:25: “E a Éber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porquanto em seus dias se repartiu a terra, e o nome do seu irmão foi Joctã”.) entre si de acordo com suas respectivas dignidades [poderes e inclinações].

O Livro Timeu e Crítias onde Platão descreve Atlântida

Cada um se tornou divindade principal em seu território onde foram erguidos templos, símbolo da grandeza daqueles “deuses”; templos dirigidos por cleros de sacerdotes onde eram realizados rituais, entre os quais, os sacrifícios. A Poseidon, coube o mar e a Ilha continental chamada Atlântida. No centro da ilha existia uma montanha, morada de três seres humanos, primitivos filhos da Terra: Evenor, sua mulher Leucipa e sua única filha, Clito.

A donzela possuía grande beleza. Quando seus pais morreram, foi cortejada por Poseidon e desse namoro nasceram cinco pares de filhos [todos varões]. Poseidon, então, dividiu a ilha-continente em 10 distritos, um para cada filho e designou o mais velho, Atlas, imperador dos nove reinos, líder entre os irmãos.

A ilha-continente foi, então, por desejo de Poseidon, chamada Atlântida e o oceano, Atlântico, em honra ao primogênito Atlas. O Império Atlante era geopoliticamente configurado em círculos concêntricos, alternando faixas de terra e faixas de água, marcando as diferentes zonas/reinos. Na região central, duas faixas de terra eram irrigadas por três anéis, de água: dois eram fontes de água morna; um de água fria.

Platão falou, ainda, das pedras brancas, negras e vermelhas usadas na construção dos edifícios públicos e docas da capital de Atlântida, Poseidonis. Cada faixa de terra era delimitada por uma muralha tripla: a exterior, feita de bronze; a do meio, de estanho e a muralha interior, voltada para a cidadela, era recoberta chamado de oricalco [um mineral atlante misterioso hoje desconhecido]. Além de todos os palácios, templos e edificações preciosas, no centro do centro, havia um santuário dedicado a Cleito [Clito] e Poseidon. Ali tinha sido o local de nascimento dos 10 príncipes de Atlântida onde, todos os anos, seus descendentes entregavam oferendas.

Uma construção grandiosa da cidadela, o Templo de Poseidon era externamente revestido de prata e suas torres, de ouro. No interior, mármore, mais ouro e prata e oricalco, do piso às pilastras. O templo abrigava uma estátua colossal de Poseidon conduzindo os seis cavalos alados de sua carruagem, acompanhado de centenas de Nereidas cavalgando golfinhos. Nos jardins, estátuas de ouro representando os primeiros dez reis de Atlântida e suas rainhas.

Concepção artística de Atlântida e sua localização entre o norte da atual América do Sul e do Brasil, oeste da África e à leste dos EUA, uma imensa ilha/continente que teria afundado em violentos cataclismos em torno de 10.986 a.C. evento que dá base para o Dilúvio bíblico de Noé.

Nos bosques e jardins, havia fontes de águas quentes e frias, e outros tantos templos dedicados a várias divindades, ginásios esportivos para homens e animais, banhos públicos e pistas para corridas de cavalos. Fortificações erguiam-se em pontos estratégicos dos círculos e um grande porto recebia navios de outras nações do mundo. Em Atlântida havia cidades/distritos tão populosas que os sons de vozes humanas estavam sempre no ar.

A costa do continente era constituída principalmente de terreno escarpado, muito íngreme mas a cidadela central era plana, rodeada de colinas de grande beleza. Os campos de cultivo rendiam duas colheitas por ano: no inverno, eram alimentados por chuvas regulares e, no verão, irrigados pelo sistema de canais, que também era usado como via de transporte. Essas planícies eram divididas em secções; em tempos de guerra cada secção fornecia um contingente de guerreiros e carruagens.

Em Atlântida os reis eram soberanos que tinham total controle sobre seu próprio território mas suas relações mútuas eram regidas por um código, elaborado pelos primeiros dez reis de Atlântida e gravado em uma coluna de oricalco no templo de Poseidon. Em intervalos regulares de tempo de cinco a seis anos, os reis peregrinavam até o templo. Nessa ocasião, cada um dos reis renovava o seu juramento de fidelidade diante do código sagrado.

Uma Pirâmide de Cristal. Ruínas submersas de uma civilização esquecida recentemente descoberta. Localizam-se nas águas das Bahamas, no MAR DO CARIBE.

Sobre esta descoberta saiba mais aqui:

Vestiam túnicas azul-celeste e sentavam-se para deliberar e julgar. Ao amanhecer, registravam suas decisões por escrito sobre tábuas de ouro, envolviam as tábuas nos mantos e guardavam tudo em um memorial. A lei máxima dos reis atlantes proibia a guerra entre os reinos-irmãos e estabelecia um compromisso de assistência mútua entre os reinos em caso de ataques externos.

A decisão final sobre assuntos de guerra era uma atribuição exclusiva dos descendentes de Atlas, [o primogênito de Poseidon] mas nenhum rei tinha poder de vida e morte sobre os súditos sem o consentimento da maioria do Conselho dos Dez.

Na foto acima, vestígios de calçamento de estrada submerso, a famosa Estrada de Atlântida, em Bimini, no Triângulo das Bermudas.

Platão finaliza seu relato contando que o grande império Atlante, um dia, atacou as cidades-estados gregas, fato que aconteceu em uma Atlântida já decadente, cujos reis haviam se desviado, irremediavelmente, dos caminhos da sabedoria e da virtude. Tomados por insana ambição, aqueles últimos reis desejaram conquistar todo o mundo.

Então, Zeus, percebendo a maldade e degeneração dos atlantes, reuniu os deuses na “santa morada”… E assim termina, em Crítias, abruptamente, a história de Platão sobre a Atlântida. No Timæus, a descrição do fim da Atlântida, mais generosa, é atribuída a Sólon, que teria obtido as informações de um sacerdote egípcio. Nesse texto, o fim da Atlântida e de seus reis ambiciosos e expansionistas precipita-se sob os desígnios de forças naturais; é o cataclisma final:

“Mas então após estas coisas, ocorreram violentos terremotos e inundações e, em um único dia e uma única noite de tempestades, terremotos e erupções vulcânicas todos os guerreiros atlantes e todo o povo desapareceram da face da Terra assim como a grande ilha continente, que submergiu, engolida pelo mar.

Essa é a razão pela qual o oceano, naquela região é impenetrável, intransitável, porque as águas, rasas, [aterradas] são densas e impregnadas de lama e lodo; e isso foi causado pelo afundamento da grandiosa Atlântida (em 10.986 a.C.).”

Na introdução de sua tradução do Timæus , Thomas Taylor cita uma História da Etiópia escrito por Marcellus, que contém a seguinte referência para Atlantis: “Eles relatam que em seu tempo havia sete ilhas no mar do Atlântico, sagrados para Prosérpina, e além destas sete, três outras de uma imensa magnitude, uma das quais era sagrada para Plutão, outra ilha era sagrada para Amom, e a última, que ficava no meio delas, com tamanho de mil estádios, que era dedicada a Netuno “. 

Crantor, comentando Platão, afirmou que os sacerdotes egípcios declararam que a história sobre Atlântida estava escrita sobre pilares que ainda estavam preservados por volta do ano de 300 a.C. (Veja Beginnings or Glimpses of Vanished Civilizations) Ignatius Donnelly, que deu ao tema sobre a Atlântida um profundo estudo, acreditava que os cavalos foram domesticados pela primeira vez pelos atlantes, razão pela qual eles sempre foram considerados particularmente sagrados para Poseidon. 

Acima: O deus do mar Poseidon ou Netuno [para os Romanos], como divindade, regente dos mares; historicamente, seria o fundador da Atlântida, cuja última capital se chamava POSEIDONIS.

A partir de uma análise cuidadosa da descrição de Platão sobre a Atlântida, é evidente que a história não deve ser considerada como inteiramente histórica, mas sim tanto alegórica como histórica. Orígenes, Porfírio, Proclo, Jâmblico e Siriano perceberam que a história oculta um mistério filosófico profundo, mas discordavam quanto à interpretação real. A Atlantida de Platão simboliza a natureza tríplice e sétupla, tanto do universo assim como do corpo (sete chakras) humano. Os dez reis da Atlântida são os tetractys ou números, que são nascidos como cinco pares de opostos. (Consulte Theon de Esmirna para a doutrina pitagórica dos pares opostos). Os algarismos de 1 a 10 regem toda a criação universal, e os números, por sua vez, estão sob o controle da Mônada, ou o 1 (o UNO, de onde tudo se origina) o mais velho entre eles.

Com o cetro tridente de Poseidon esses reis dominaram sobre os habitantes das sete ilhas menores e também das três grandes ilhas que reunidas formavam a Atlântida. Filosoficamente, as dez ilhas simbolizam os poderes trinos da Divindade Superior e os sete regentes que se curvam diante de seu trono eterno. Se Atlântida for considerada como a esfera arquetípica, em seguida, a sua submersão significa a descida, a consciência organizada racional para o reino ilusório, impermanente de ignorância irracional, mortal. Tanto o afundamento da Atlântida assim como a da história bíblica da “queda do homem” significam a involução espiritual – um pré-requisito para o posterior período de evolução consciente.

Ou o iniciado Platão usou a alegoria de Atlântida para dois objetivos muito diferentes ou então os registros conservados pelos sacerdotes egípcios foram adulterados para perpetuar a Doutrina Secreta. Isso não significa implicar que Atlântida é pura e totalmente mitológico, mas vence o mais sério obstáculo para a aceitação da teoria da existência do continente de Atlântida, ou seja, as narrativas fantásticas de sua origem, tamanho, aparência e data da sua destruição – considera em torno de 9.600 a.C. No meio da ilha central de Atlantida havia uma montanha imponente que lançava uma sombra com cinco mil estádios em extensão e cujo ápice tocava a esfera do Éter. 

Concepção artística de como seria a capital do reino, Poseidonis.

Esta é a montanha que era o eixo do mundo, sagrada para muitas raças e simbólica da cabeça humana, que se ergue acima quatro elementos primordiais do corpo. Esta montanha sagrada, em cujo cume havia o templo dos deuses, que deu origem às histórias do Monte Olimpo, monte Meru, e de Asgard. 

A Cidade dos Portais Dourados – a capital da Atlântida – tem agora preservada sua memória entre inúmeras religiões como a Cidade dos Deuses ou a Cidade Santa. Aqui esta a origem do arquétipo da Nova Jerusalém, com suas ruas pavimentadas com ouro e as suas doze portas brilhantes com pedras preciosas.

“A história da Atlântida”, escreve Inácio Donnelly, “é a chave da mitologia grega (e de todos os povos antigos). Não pode haver nenhuma dúvida de que esses deuses da Grécia eram seres humanos. A tendência para anexar atributos divinos para os grandes e históricos governantes terrestres esta profundamente implantada na consciência na natureza humana. 

Parte 1 de 3. A história continua….

{N.T.: Nos registros de um antiquíssimo Templo budista em LHASA, no TIBET, há para ser visto uma antiga inscrição caldéia inscrita cerca de 2.000 anos a.C. (ou mais antiga ainda…) onde se pode ler:


“Quando a estrela Baal caiu sobre o lugar onde agora é só mar e céu, as sete cidades com suas portas de ouro e seus templos transparentes tremeram e balançaram como as folhas de uma árvore na tempestade. E eis que um dilúvio de fogo e fumaça surgiu a partir dos palácios, a agonia e os gritos da multidão preencheram o ar. Eles procuraram refúgio em seus templos e cidadelas e o sábio Mu, o hierático sacerdote de Ra-Mu, se levantou e lhes disse:

“Será que eu não previ tudo isso”?

E as mulheres e os homens em suas roupas brilhantes e pedras preciosas se lamentavam:

“Mu, salve-nos.”

E Mu respondeu:

“Vocês morrerão junto com os seus escravos e suas riquezas materiais e de suas cinzas surgirão novas nações. E se eles (a civilização ATUAL) também se esquecerem que são superiores, não por causa do que eles usam ou possuem, mas do (bem e a Luz) que eles colocarem para fora de si mesmos, a mesma sorte vai cair sobre eles!”

As chamas e o fumo sufocaram as palavras de Mu. A terra das sete cidades e seus habitantes foram despedaçados e engolidos para as profundezas do oceano revolto em poucos dias”.}

“Deus é a Verdade e a Luz é Sua sombra“. Platão

Mais informações sobre Atlântida em:

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário