quarta-feira, 29 de junho de 2016

TERRORISMO EM NOME DE DEUS

Atentado terrorista no aeroporto de Istambul deixa ao menos 41 mortos

Posted by Thoth3126 on 29/06/2016
Atentado no aeroporto de Istambul deixa ao menos 41 mortos.

A Turquia voltou a sofrer nesta terça-feira um golpe do terrorismo, com um ataque que deixou ao menos 41 mortos (sendo que ao menos 10 são estrangeiros) e 239 pessoas feridas, segundo as informações atualizadas no início da manhã desta quarta-feira. Além do mais, em um dos núcleos mais importantes para o turismo: o aeroporto Atatürk de Istambul, o principal aeródromo da cidade turca, que serve como nó de escalas de numerosos voos internacionais. O governador de Istambul assegurou que ao menos três terroristas suicidas detonaram seus explosivos.

Edição e imagens: Thoth3126@protonmail.ch
Atentado terrorista no aeroporto de Istambul deixa ao menos 41 mortos. O Ministério do Interior confirmou duas explosões e um tiroteio na entrada do aeroporto Atatürk.
Fonte: http://brasil.elpais.com

Este é o último ato de uma longa série de ações armadas com as que tanto os jihadistas do Estado Islâmico (EI)como os nacionalistas curdos de vários grupos armados provocaram mais de 250 mortos durante o último ano. Segundo o Itamaraty, não há registro de brasileiros entre as vítimas. “O governo brasileiro manifesta sua firme condenação aos atentados que provocaram várias dezenas de vítimas, entre mortos e feridos, no aeroporto de Ataturk, na cidade de Istambul, Turquia”, disse o Ministério das Relações Exteriores brasileiro

Polícia forense e equipes de resgate trabalham no aeroporto de Istambul. Foto: Ozan Kose (AFP)

Em torno das 22h (hora local, quatro a mais que em Brasília), a polícia identificou dois suspeitos junto à planta do aeroporto por onde se chega à zona de desembarque do terminal internacional. Pretendiam tentar passar pelo controle de segurança que dá acesso ao edifício e, segundo explicou ao EL PAÍS uma fonte do Ministério de Interior, um deles abriu fogo com um Kalashnikov, ao que os agentes de policial responderam com disparos para tratar de “os neutralizar”. Então, um dos suspeitos ativou a carga explosiva que portava. “Escutou-se um tiroteio durante um minuto, e depois vimos algo como uma bola de fogo”, explicou uma das testemunhas do atentado à emissora CNN-Türk.
“Infelizmente, dez pessoas foram assassinadas em uma primeira contagem”, disse o ministro da Justiça, Bekir Bozdag, que falava naquele momento, minutos depois de a notícia vir a público, de ao menos 20 feridos. Os números de mortos e feridos divulgados pela imprensa cresceram minutos depois. Uma fonte turca assegurou que dois suspeitos se explodiram no aeroporto, quando tentavam acessar o interior do terminal internacional através da porta que dá acesso ao andar de chegadas de voos. A policial disparou contra os suspeitos para tentar “neutralizá-los”, relatou ao EL PAÍS uma fonte do Executivo turco, que detalhou que foi então, justo antes do controle de segurança, quando um dos homens detonou a carga explosiva que portava.
“Um terrorista começou a disparar com um kalashnikov antes de se explodir”, acrescentou o ministro de Justiça. A entrada à zona de passageiros do aeroporto, um dos mais movimentados do mundo, se encontra submetida a controles de segurança, com detectores de metal e scanners. As testemunhas, consultadas por emissoras como NTV e CNN Turk, confirmaram que ambulâncias e táxis evacuaram da zona várias pessoas que sofreram ferimentos.

Parentes de uma das vítimas do ataque quarta-feira contra um necrotério em Istambul. / Foto: Osman Orsal (Reuters)

O segundo aeroporto de Istambul, Sabiha Gokcen, foi atacado em dezembro de 2015 em uma ação que matou uma pessoa. Ao todo, 61 milhões de passageiros passam anualmente pelo aeroporto Atatürk, que ocupa a 11ª posição no ranking mundial de passageiro. Este aeroporto é o centro de operações da Turkish Airlanes, uma das companhias aéreas de mais rápido crescimento nos últimos anos.
Turquia eleva para 41 o número de mortos no atentado em Istambul. Ao menos 239 ficaram feridos. Entre as vítimas havia 10 estrangeiros
As autoridades turcas elevaram nesta quarta-feira para 41 o número de mortos no atentado cometido nesta terça-feira por dois suicidas no aeroporto Atatürk, em Istambul. Segundo o Governo regional da metrópole, há 10 estrangeiros entre as vítimas fatais, além de 23 turcos e 3 pessoas com outra nacionalidade além da turca. Dos 239 feridos, 109 já tiveram alta, segundo esse balanço.
Os mortos estrangeiros são cidadãos da Arábia Saudita (5), Iraque (2), China, Jordânia, Tunísia, Uzbequistão, Irã e Ucrânia (1 de cada), informou a BBC, citando fontes do IML turco. Nenhum grupo assumiu o atentado, mas o Governo turco apontou o Estado Islâmico como suspeito desde o primeiro momento. “Todos os indícios apontam para o Daesh”, afirmou o primeiro-ministro Binali Yildirim, referindo-se à sigla do Estado Islâmico em árabe.

Um grande efetivo policial estabeleceu um perímetro de segurança na área afetada Foto: OZAN KOSE / AFP

O ataque representa um duro golpe para a Turquia, sexto maior mercado turístico do mundo, que já se viu gravemente afetado por uma série de ataques cometidos pelo EI e por separatistas curdos, com um saldo de mais de 250 mortos nos últimos meses. Nesse período, a Turquia – um dos mais importantes países da OTAN, e outrora um oásis de paz em meio ao caso do Oriente Médio – acabou por sucumbir às tensões que dominam a região.
Nesta terça, por volta de 22h (16h em Brasília), a polícia identificou dois suspeitos tentando passar pelo controle de segurança para entrar no setor de desembarque internacional. Uma fonte do Ministério do Interior relatou ao EL PAÍS que um deles abriu fogo com um fuzil AK-47, e que os agentes reagiram com tiros para “neutralizar” os agressores. Um dos suspeitos, então, ativou a carga explosiva que levava junto a si.
“Um deles entrou por esta porta”, contou um segurança do aeroporto, pedindo anonimato, na manhã desta quarta-feira. “Começou a atirar”, acrescentou, apontando os buracos de bala na fachada de vidro no acesso à área de desembarque internacional.

Segundo o governo turco, dois homens-bomba atacaram terminal de desembarque; no ano passado, a Turquia foi atingida por uma série de atentados letais, atribuídos a rebeldes curdos e ao grupo Estado Islâmico (EI)
Passado o atentado, o aeroporto Atatürk vai retomando gradualmente suas operações, e diversos Governos nacionais atualizaram suas recomendações para quem pretende viajar à Turquia.

Saiba mais em:
http://thoth3126.com.br/algo-muito-grande-e-definitivo-esta-para-acontecer/
http://thoth3126.com.br/os-eua-ou-o-mundo-esta-chegando-ao-fim/
http://thoth3126.com.br/ei-estado-islamico-e-uma-criacao-dos-eua-cia-e-israel-mossad/
http://thoth3126.com.br/nos-os-eua-somos-os-terroristas/
http://thoth3126.com.br/a-farsa-do-estado-islamico-e-o-conflito-no-oriente-medio/
http://thoth3126.com.br/eua-encerram-apoio-a-rebeldes-mercenarios-sirios/
http://thoth3126.com.br/o-endgame-fim-de-jogo-de-putin-na-siria/
http://thoth3126.com.br/eua-acusa-a-russia-de-bombardear-os-bons-terroristas-2/
http://thoth3126.com.br/presidente-da-ue-declara-europa-nao-pode-ter-relacao-com-a-russia-ditada-por-washington/
http://thoth3126.com.br/russia-esta-derrotando-mais-do-que-o-ei-estado-islamico-na-siria/
http://thoth3126.com.br/terrorismo-aviao-russo-cai-no-egito-e-deixa-224-mortos/
http://thoth3126.com.br/terrorismo-russia-diz-que-bomba-derrubou-aviao-no-egito/
http://thoth3126.com.br/ataque-terrorista-na-belgica/
Permitida a reprodução desde que respeite a formatação original e mencione as fontes.

www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário