quinta-feira, 2 de junho de 2016

FONTAINEBLEAU - CASTELO-PALÁCIO REAL - ARREDORES DE PARIS - ANTIGA RESIDÊNCIA DA COROA FRANCESA

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
O Palácio Real de Fontainebleau situa-se num ponto maravilhoso a 55 km do centro de Paris. Foi construído para residência dos reis da França ao lado do que restara da antiga floresta de caça reservada exclusivamente aos reis. 


O antigo castelo fora construído nessa região pelo rei Luís VII, no século XII. O rei Francisco I, entre 1522 e 1540, construiu o atual palácio, seguindo os princípios estéticos do Maneirismo italiano. Com ele, introduziu-se a estética renascentista na França.
vista aérea de Fontainebleau
"Os ideais da beleza feminina em Fontainebleau são Maneiristas: uma pequena e graciosa cabeça num pescoço comprido, exageradamente longos torso e braços, peitos pequenos e altos — quase um regresso às belezas do gótico tardio. Os novos trabalhos em Fontainebleau foram registados em refinadas e detalhadas gravuras que circularam entre conhecedores e artistas."
Fontainebleau e a floresta

A Floresta de Fontainebleau é ainda uma enorme reserva vegetal de mais de 25 mil hectares. Para se ter uma noção, um campo de futebol mede em torno de um hectare. Portanto, nessa floresta caberiam 25 mil estádios. É uma reserva explorada racionalmente. Basicamente é composta de carvalhos e pinheiros. É dela que se extrai a maior parte da madeira para a confecção de barris utilizados na maturação dos vinhos franceses. O corte de uma árvore está sempre condicionado ao plantio de tantas outras outras de tal forma que a floresta se amplie e não diminua.
Floresta de Fontainebleau

Nenhum comentário:

Postar um comentário