segunda-feira, 9 de maio de 2016

GALLERIA DEGLI UFFIZI - FLORENÇA

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara


A famosa Galleria degli Uffizi é um palácio, transformado em museu, na cidade de Florença (Firenze), Itália, onde trabalharam os principais artistas plásticos do renascimento, tais como, apenas para citar os mais importantes: Leonardo Da Vinci, Donatello, Giotto di Bondone, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, Caravaggio, Cimabue, Sandro Botticelli,Ticiano Vecelli. Ali há mais de 50 salas com as obras das mais importantes do Renascimento Italiano.
GALLERIA DEGLI UFFIZI
O duque Cosme I, da família dos Medici encomendou, ao famoso arquiteto Giorgio Vasari, no ano de 1560, o projeto de uma edificação para reunir, em um só local, os escritórios (uffici) dos treze principais magistrados da cidade, então espalhados por diversos locais de Florença. Nessa nova edificação, o duque poderia, então, controlar os magistrados diretamente a partir do velho e contíguo Palazzo della Signoria, que havia sido transformado na sede do governo.
GALLERIA DEGLI UFFIZI
O famoso arquiteto projetou, então, um prédio em forma de U, com três andares. Construiu, também, uma passagem em forma de ponte entre o Palazzo della Signoria e o novo prédio, de tal forma que pudesse passar de um prédio ao outro sem se expor à rua.
Porém, já no século XIX, como já haviam sido feitos acréscimos aos prédios, com a queda dos duques de Medici do poder, todos os prédios passaram a formar um enorme museu, incluindo algumas repartições administrativas.
GALLERIA DEGLI UFFIZI

Nenhum comentário:

Postar um comentário