terça-feira, 17 de maio de 2016

A MURALHA CONSTRUÍDA PELO IMPERADOR ROMANO ADRIANO, SEPARANDO A INGLATERRA ROMANA - NADRIAN'S WALL

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
A Muralha de Adriano, também conhecida como Vallum Hadriani, visava a proteger a colônia romana na Britania. Sua construção inciou-se no ano 122 d. C. no reinado do imperador romano Adriano. Tinha início na costa do Mar do Norte e corria em direção da Irlanda. Marcava o limite norte de Império Romano.

No ano 142, o imperador romano Antonio Pio construiu outra muralha mais acima, ampliando a dominação romana nessa região. Havia pequenas fortificações que abrigavam soldados a cada milha romana. Essa milha equivalia a mil passos (mile passus). Hoje, uma milha terrestre mede em torno de 1609m. A muralha de Antonino estava em torno de 160 km mais ao norte da de Adriano.

A Muralha de Adriano tinha pouco mais de cem quilômetros. Tinha três metros de largura e em torno de seis metros de altura. Sua construção foi executada em seis anos. Seus portões de passagem serviam também de postos alfandegários.
Hoje ainda restam partes da muralha que servem de pontos turísticos.

2 comentários:

  1. No filme, muito bem feito, Kingdom of Heaven, um dos momentos mais dramáticos se passa exatemente em torno da Muralha, no tempo dos romanos ali. Recomendei aos amigos. Hoje coumprimento-o prezado amigo, pela esxolha de mais um tema apaixonante. Marguerite Yourcenar, 1ª Mulher a entrar para a Academia Francesa de Letras, discorre sobre a vida e os feitos de Adriano. A obra chama-se "Memorias de Adriano". Já tenho alguns de seus livros. Providenciarei os demais. Continue a plantar ótimas e relevantes sementes para a cultura do RS e do Brasil, caríssimo Professor Brizolara. Grande abraço. Loiva Hartmann/Cadeira 34 da Academia Pelotense de Letras/IJSLN/IHGPEL/UBE.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, querida amiga Loiva, também aprecio muito Adriano e suas idéias e seu incentivo à arte. Li o livro de Iurcenar logo ao lançamento. Foi o que me instigou a escrever sobre personagens reais da história. Abraço.

    ResponderExcluir