terça-feira, 19 de abril de 2016

AINDA AS FLORES DE JARDIM - GERÂNIO (Pelargonium hortorum)

GERÂNIO
Sempre apreciei muito os gerânios. Lembro o filme italiano "Calabuig" em que Yorge ao dar um gerânio à moça que chorava acrescenta: "Geranium tristis, significa solitudine."
Minha mãe sempre cultivava gerânios vermelhos em seu jardim. E foram tantos jardins outros muitos gerânios.
O gerânio também é uma flor perene como a açucena. É amplamente cultivado em todo o Brasil. 
"Gerânio é um termo usado para qualificar plantas que pertencem aos gêneros Geranium e Pelargonium, que fazem parte da família das geraniáceas. Estes pequenos arbustos tiveram origem na África e Austrália."
Existem cerca de 300 espécies de gerânios, sendo que muitas delas são originárias de climas tropicais. Originalmente o botânico Lineu catalogou todas as espécies no gênero Geranium, mas em 1789 o botânico Charles l'Héritier dividiu as espécies entre Geranium e Pelargonium.

gerânio

Nomes Populares: gerânio, pelargônio.

Família: Angiospermae – Família Geraniaceae.


gerânio


Relativamente ao significado da flor do gerânio, este pode variar dependendo das cores. No entanto, de um modo geral, esta flor está associada à superação pessoal perante difíceis obstáculos. Isto porque apesar de ser uma flor delicada, apresenta uma alta resistência a adversidades (como o frio, por exemplo). O gerânio escuro significa tristeza, o gerânio rosa indica preferência e o gerânio vermelho representa consolo. O gerânio tem uma forte carga sentimental e as cores mais vivas também estão associadas ao romantismo e sensualidade.
Várias espécies são cultivadas com o propósito decorativo, enquanto que outras são cultivadas para extração de tinturas e tanino. Algumas variedades tiveram origem na Europa, como o gerânio-rosa e o gerânio-sanguíneo que são muito comuns em jardins e vasos pela beleza das suas flores.
Os gerânios silvestres são também conhecidos como gerânios brasileiros. Outra variedade muito conhecida é o gerânio-pendente, cujo nome científico é Pelargonium peltatum. Esta planta é muitas vezes colocada em janelas, sacadas e cestas suspensas, graças ao belo efeito visual que provoca.
gerânios pendentes

As flores do gerânio podem apresentar várias cores diferentes e surgem na Primavera e Verão. Esta planta tem uma grande utilidade, principalmente na altura de maior calor, tendo em conta que a sua presença serve para afastar moscas e mosquitos. Uma crença popular afirma também que os gerânios brancos afastam as cobras.



QUALIDADES MEDICINAIS 
O gerânio, de nome científico Pelargonium hybridum, é uma planta medicinal também popularmente conhecida como malva-cheirosa, gerânio cheiroso e malva-rosa. Originário da África, o gerânio é uma planta indicada para as mulheres, pois alivia os terríveis sintomas da tensão pré-menstrual e trata a celulite, além de proporcionar outros benefícios à saúde.
O óleo de gerânio possui um aroma agradável e bem similar ao aroma exalado pelas rosas e é conhecido, principalmente, por amenizar os efeitos da TPM. É também conhecido como “óleo da coragem” por estimular a força de vontade e determinação nas pessoas para que elas enfrentem os desafios cotidianos. O gerânio possui as seguintes propriedades: ação adstringente, antidepressivo, bactericida, diurético, antisséptica, cicatrizante e repelente de insetos.
MÚSICA
Marisa monte compôs uma música intitulada Gerânio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário