sábado, 29 de agosto de 2015

MORTE DE PÁSSAROS POR INGESTÃO DE GOMA DE MASCAR (CHICLETE)

Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara

Em muitos jornais e revistas tem saído um alerta para que se evite jogar a goma de mascar usada (chiclete) ao chão. Os pássaros, inadvertidamente, crendo tratar-se de alimento, ingerem parte do produto, obstruindo, pelo efeito colante da goma, as passagens de alimento de a respiração e acabam morrendo em consequência disso. O odor e sabor artificial de frutas dessas gomas tornam esses produtos mais apelativos aos instintos naturais dos voadores inocentes.
Veja-se o anúncio abaixo em grego:
'Ηξερες ότι...
Você sabia que...
Όταν πετάς την τσίχλα σου κάτω τα πουλιά νομίζουν ότι είναι ψωμί και όταν τελικά προσπαθούν να την μασήσουν κολλάει το ράμφος τους και δεν μπορούν να φάνε ή να πιουν νερό με αποτέλεσμα να πεθάνουν αργά.
Tradução livre:
 Quando você joga sua goma de mascar, os pássaros  pensam que é o pão e quando finalmente tentam comer, o pegajoso produto cola-se no bico e não podem mais comer ou beber água de tal modo que morrem lentamente.
Esse alerta é mais um a se juntar a tantos outros que apontam para os efeitos nocivos do lixo jogado em qualquer parte sem qualquer critério.
Anúncio em grego


Nenhum comentário:

Postar um comentário