domingo, 9 de agosto de 2015

ABADIA DO MONT SAINT-MICHEL - FRANÇA



Prof. Dr. Oscar Luiz Brisolara
O monte Saint-Michel é uma montanha rochosa a 360km a oeste de Paris, na costa do mar. É possível ir e voltar no mesmo dia, partindo da capital francesa. Há uma excursão ao custo de 158 euros, incluindo almoço e refrigerante.
Pode-se também ir de trem até Rennes e aí tomar um ônibus para Saint-Michel. Trata-se de um TGV (trem de alta velocidade), que parte da Gare Montparnasse e em duas horas chega a Rennes. Aí, a gare está ao lado da estação rodoviária, em que há ônibus para a abadia. Os franceses programaram os horários de ônibus e trem de tal forma que sempre, ao chegar um trem, há um ônibus para Saint-Michel.
O monte Saint-Michel é o ponto turístico mais importante da Normandia. No século VIII, os monges construíram prédios fortificados na montanha que também é uma ilha na foz em que o rio Couesnon deságua no oceano. Toda a colina é envolta por areias movediças de tal forma que o único acesso possível à ilha, nos tempos primitivos, era apenas a ponte movediça que ligava a abadia ao continente.
A abadia é um símbolo da resistência francesa, pois durante a guerra dos cem anos, os britânicos jamais conseguiram entrar no local, devido à dificuldade que as areias movediças e os rochedos ofereciam.
O mosteiro beneditino toma a maior parte da ilha, com diversas construções, como se pode ver nas fotografias abaixo. É um dos lugares mais lindos para se visitar na França. Pode-se incluir a visita ao monte a uma excursão aos castelos do vale do rio Loire.










Nenhum comentário:

Postar um comentário