terça-feira, 30 de setembro de 2014

HONG KONG E OS INGLESES

O Império Britânico, o que restou dele, tem muita responsabilidade sobre o que ocorre hoje em Hong Kong. Primeiramente, tomaram da China aquele ponto estratégico, em meados do século XIX e utilizaram-se dele para seus negócios escusos, inclusive de ópio. Agora, depois de quase 200 anos de uso, quando não mais lhes interessou e porque se lhes tornava caro, abandonaram aqueles milhões de chineses europeizados e confinados num minúsculo istmo à sua sorte, nas mãos do grande dragão oriental.

2 comentários:

  1. Olá, caro professor. Interésso-me muito pela História. E tenho para mim que ingleses e americanos, especialmente, foram os professores de Hitler. O Sr. tem algum artigo ou pesquisa detalhada sobre a atuação inglesa na Índia? O genocídio de milhões de trabalhadores nas colônias de algodão? Parabenizo-o pela excelência de seus artigos. Leio todos avidamente. Grande abraço e admiração. Loiva Hartmann

    ResponderExcluir
  2. Querida Loiva Hartmann, eu especificamente agora não tenho em mãos, mas existe muito sobre isso. Desde o pretenso padroado inglês até a organização de pirataria estatal. Eu li muito sobre isso. A Inglaterra tomou a Índia e o atual Paquistão e a França, a China e Sudeste asiático. É uma história longa de exploração. Os ingleses convenceram os indianos de que embora a vaca sendo sagrada, o boi não era. Assim, abateram um enorme rebanho e estabeleceram o hábito indiano de comer carne se for he, se for she não. Eu li muitos textos sobre isso. Também sobre a exploração da papoula, do ópio de da heroína há muitos trabalhos. à medida que eu for me encontrando com esses textos, envio. Muito obrigado pelo comentário. Beijos.

    ResponderExcluir