domingo, 23 de março de 2014

CULTURA LATINA - LATIN CULTURE - SUETÔNIO, HISTORIADOR DOS CÉSARES


CULTURA LATINA – LATIN CULTURE
GAIUS SUETONIUS TRANQUILLUS
         Foi um escritor latino que viveu entre 69 d. C. e 141 d. C. Filho de um tribuno da 13ª legião, dedicou-se ao exército e à literatura.
Obras:
De Vita Caesarum (A Vida dos Doze Césares)
De Ludis Graecorum (Sobre os Jogos Gregos)
De Spectaculis et Certaminibus Romanorum (Sobre os Espetáculos e Certames Romanos)
De Anno Romano (Sobre o Ano Romano)
De Nominibus Propriis et de Generibus Vestium (Sobre os Nomes Próprius e os Tipos de Vestimenta)
De Roma et eius Institutis (Sobre Roma e suas Instituições)
Stemma Illustrium Romanorum (Árvore Genealógica de Romanos Ilustres)
De Claris Rhetoribus (Sobre Ilustres Oradores)
         Sua obra de maior destaque é De Vitis Caesarum, em que descreve com detalhes a vida de Júlio César, Augusto, Tibério, Calígula, Cláudio, Nero, Galba, Otão, Vitélio, Vespasiano, Tito e Domiciano. Inclui Júlio César os imperadores e inclui os flavianos, Vespasiano, Tito e Domiciano junto à dinastia Júlio-Claudiana. Embora essa posição se justifique, pois o título de César se manteve sempre aplicado a todos os demais imperadores. Migrou até mesmo para fora do império romano nos títulos de Keiser e Czar.
         Viveu na época dos imperadores Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio, Marco Aurélio e Domiciano. Foi secretário particular de Adriano por um certo período. Depois, dedicou-se à história.
         Dedicou-se especialmente ao estudo dos costumes dos romanos e escreveu obras mais históricas do que propriamente literárias. Devassou a intimidade da vida dos homens ilustres do seu tempo e do passado ligados à corte romana. Denunciou mesmo seus vícios e fraquezas e as disputas palacianas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário