sábado, 27 de julho de 2013

Professor da Furg no Programa do Jô - Jornal Agora


O mestre e doutor em Linguística, Oscar Brisolara, será entrevistado por Jô Soares em programa a ser gravado na próxima terça-feira (30), quando falará sobre o seu livro recém-lançado “Sancta Lucrezia dei Cattanei”. 
A data de exibição ainda não está definida pela direção do programa.
Brisolara, que há mais de 20 anos reside em Rio Grande, se distinguiu por trinta anos nas áreas de Latim, Linguística, Literatura e Língua Portuguesa na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e atualmente atua no Instituto de Letras e Artes (ILA), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).
O livro trata da vida da controvertida Lucrécia Bórgia, filha do papa Alexandre VI, que viveu no século 16. “Lucrécia viveu e sobreviveu em um universo machista e cruel.
 Eu a vejo como uma vencedora. Não podemos olhá-la com a perspectiva do nosso tempo presente, mas sempre à luz do modo de pensar e comportar-se do seu tempo. Por isso, eu a chamo de santa. Teve seus pecados, é certo, mas acabou redimindo-se e morreu no convento das Irmãs Clarissas, ligadas à ordem de São Francisco de Assis”, conta o autor.
No prefácio do livro, o escritor e jornalista Aldyr Garcia Schlee afirma: “o autor assume-se, assim, como um escritor pronto e acabado como seu próprio romance. 
Recuperando a memória de Lucrécia Bórgia, ele alcança já no seu primeiro livro, a condição de um escritor que sabe o que quer, sabe o que faz e sabe o legado de que é capaz no desenvolvimento de sua atividade literária”.

Fonte: http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=1&n=46514

3 comentários:

  1. Matava aulas de direito para assistir as aulas de latim do professor Oscar! Muito feio, eu sei, mas eu fiz!

    ResponderExcluir
  2. Querida, sinto-me elogiado pela tua manifestação, embora não estimule ninguém a fazer isso.

    ResponderExcluir
  3. Professor,

    fiquei muitíssimo feliz por vê-lo no Programa do Jô Soares. Penso que o senhor é um dos grandes intelectuais de nossa região sul do estado do RS e por isso merece reconhecimento. Parabéns pelo livro. Sorte minha ter sido seu aluno na Ucpel.

    Ass.: Gerson N. L. Schulz

    ResponderExcluir